carta de

apresentação

A transferência de tecnologia das Instituições e Centros de Ensino à sociedade, constitui-se como elemento fundamental para o desenvolvimento regional e nacional. A universidade somente é capaz de colaborar no desenvolvimento de novos processos ou produtos em colaboração com diferentes setores da economia. A geração de novos conhecimentos e o avanço da ciência são, fundamentalmente, produzidos nas universidades. Porém, cabe às empresas públicas ou privadas o papel de transformar o conhecimento e o avanço da ciência gerados em inovação, buscando, com isso, a consolidação e a independência tecnológica brasileira, aliada ao bem estar da sociedade.

 

Para isso, a Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (AGITTEC), por meio da Coordenadoria de Transferência de Tecnologia tem, entre seus objetivos, a função de promover a interação entre grupos de pesquisa e setores da sociedade para o desenvolvimento de tecnologias.

 

Com base nesta premissa, a AGITTEC apresenta o portifólio de grupos de pesquisa da UFSM visando demonstrar as potencialidades da UFSM.