gpc.interArtec/CNPq

e Laboratório Interdisciplinar Interativo (LabInter)

Prof. Andréia Machado Oliveira

Arte e Tecnologia; Tecnologias Educacionais em Rede

 

coordenadora

áreas de pesquisa

 

O LabInter – Laboratório Interdisciplinar Interativo – se direciona para as produções interativas que envolvem as áreas de Arte, Ciência e Tecnologia. Objetiva processos que promovam um novo discurso eletrônico, outras maneiras de se lidar com a informação e comunicação, novos deslocamentos e descentramentos perceptivos, outros modos de subjetivação em rede a partir de complexidades, multiplicidades e multimodalidades.

Constitui como um espaço de pesquisa e criação de projetos interativos, interdisciplinares e colaborativos da UFSM, que exploram produções como games, aplicativos interativos, ambientes imersivos e interativos, realidade aumentada, instalações, narrativas digitais.

Para a realização de tais projetos, desenvolve-se programação em softwares livres interativos, como: Processing e Pure Data, utilizando-se sensores diversificados.

As contribuições sociais estão vinculadas ao projeto de extensão Arte e Interatividade em que se ministrou diversas oficinas para a comunidade acadêmica e em geral: 1 – Oficinas sobre Arte Interativa para crianças de 4 anos; 2 – Oficinas de Processing; 3 – Oficinas de Pure Data; Oficinas de Produção de Vídeo; Ofinas de Narrativas Digitais. Ainda diversas palestras com o foco de Arte, Ciência e Tecnologia.